Instituição Financeira, Edifício Sede, Cabo Verde

A presente proposta visa a intervenção num edifício emblemático de traça colonial, na Cidade da Praia, que irá acolher as Instalações da Sede do BFI, suportando as actividades comercial, serviços e residencial, localizado no Plateau da Cidade da Praia, Cabo Verde.

Foi clara intenção revelar grande respeito pelo carácter do lugar, preservando a traça original do edifício, bem como os elementos arquitectónicos que a constituem.

Por outro lado, a intenção programática de acrescentar um piso superior e intervir no interior do quarteirão, permitiu dotar a solução arquitectonica  de uma estética contemporânea mas equilibrada, que se articula e relaciona coerentemente com a memória do passado do edifício que se preserva. De um modo geral, a solução desenvolvida procurou compatibilizar duas linguagens distintas mas que podem conviver harmoniosamente.

O edifício é marcado por dois momentos, uma leitura visual ao nível do observador que detém a imagem histórica do edifício, com intervenções pontuais que pretendem conferir maior riqueza formal, e um coroamento, correspondente ao novo piso superior, marcado por materiais e texturas contemporâneos e superfícies envidraçadas devidamente ensombradas e protegidas por planos horizontais e verticais reguláveis mecanicamente. Esta imagem contemporânea repercute-se em toda a fachada tardoz, que permite uma nova vivência e usufruto do espaço do interior do quarteirão.

Ficha Técnica

Dono de Obra
Engimais/FBI
Data
2006
Local
Cabo Verde
Área do Lote
300m2
Área de Construção
1.100m2

Galeria de Imagens